língua portuguesa

Predicativo do sujeito

          Para que possamos compreender o conceito gramatical do predicativo, faz-se necessário retomarmos alguns conceitos, a começar pela predicação dos verbos. Ele, por sua vez, resulta da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo.
                  Alguns verbos não têm (ou perdem, em certos contextos) uma significação definida, no sentido de que não exprimem ações ou processos suscetíveis de serem atribuídos a algo.
                  Tais verbos contêm um significado puramente gramatical. Limitam-se a transmitir a ideia em referência a um estado permanente (ser), um estado transitório (estar), permanência de estado (continuar), aparência de estado (parecer), mudança de estado (ficar, vir) e outras semelhantes. Por conta desta ausência de uma significação definida, são chamados de verbos de ligação.
                 Desse modo, estes verbos necessitam de um complemento especial que atribua ao predicado um verdadeiro sentido, que permite exprimir efetivamente um estado ou qualidade atribuíveis ao sujeito.
                Predicativo do sujeito é, portanto, o nome ou expressão equivalente que se associa a um verbo de ligação para lhe atribuir sentido. É o termo que indica uma qualidade ou um estado do sujeito. No predicado nominal sempre existe predicativo do sujeito. No predicado verbo-nominal, sempre existe predicativo do sujeito, do objeto direto ou do objeto indireto.
             Assim, conceituando, temos: o predicativo do sujeito representa aquele termo que confere uma qualificação ao sujeito, em se tratando do predicado nominal.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário